O Google criou um verdadeiro modo de propriedade corporativa para dispositivos Android for Work que permite à AirWatch e ao administrador de TI controlar todo o dispositivo. Este método é conhecido como "Modo de Dispositivo de Trabalho Gerenciado". O objetivo deste aplicativo é fornecer um segundo dispositivo no Modo de Dispositivo de Trabalho Gerenciado e inscrevê-lo automaticamente na AirWatch.
A configuração de um Modo de Dispositivo de Trabalho Gerenciado requer um processo de preparação. Isso significa que, uma vez que os dispositivos sejam de propriedade corporativa e estejam sendo provisionados, serão pré-configurados e inscritos pelo administrador de TI antes de ser utilizado pelo usuário. Será necessário a utilização de um dispositivo pré-configurado ou um "dispositivo principal" que irá configurar um "dispositivo herdeiro". O dispositivo principal terá o aplicativo chamado AirWatch Relay instalado. Este aplicativo irá transmitir informações através de NFC determinando que o dispositivo herdeiro deva:
• Definir data/hora e local do dispositivo
• Conectar-se à rede Wi-Fi de preparação
• Baixar a última versão de produção do AirWatch Agent para Android
• Configurar silenciosamente o AirWatch Agent como administrador de dispositivos
• Inscrever automaticamente o Agent na AirWatch
Observação: O dispositivo herdeiro deve estar em um estado de redefinição de fábrica e oferecer suporte ou ter o NFC ativado por padrão para ser provisionado no Modo de Dispositivo de Trabalho Gerenciado. Isso garante que o dispositivo não seja configurado para uso pessoal.
Requer o Android Beam (indisponível no Android 10)